sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A história do ukulele

Também conhecido como uke é um instrumento acústico com 4 cordas, geralmente de nylon.
Surgiu no século XIX no Havaí como uma interpretação local do Cavaquinho e do Rajão, ambos importados pelos imigrantes da Ilha da Madeira (Portugual).

Seu sucesso no Havaí surgiu devido ao fascinio da familia Real haviana, o que fez com que ele se tornasse popular para todas as classes da ilha. No início do século XX, ja era considerado símbolo do Havaí.

Após o Havaí ser considerado um estado dos EUA em 1990, o Ukelele começou a se tornar popular mundo afora, porém com a Crise de 1929 o interesse dos americanos pelo uke caiu, voltando a crescer somente durante a Segunda Guerra Mundial, devido a volta dos soldados americanos trazendo consigo os instrumentos.

Com a economia americana se recuperando em 1950, o uke era o instrumento perfeito para a produção em massa, assim como outros objetos feitos de plástico. Percebendo a enorme oportunidade o fabricante de guitarras Mccaferri lançou seus ukuleles de plástico. Sendo usado por grandes artistas da TV da época.

Na década de 60 e 70, os ukuleles encontraram novamente outro obstáculo, dessa vez era um adversário de peso. Era ele o Rock'n Roll, que fez com que as guitarras elétricas fossem se tornando cada vez mais populares.

A primeira década dos anos 2000, marcada por uma cena musical mais alternativa, onde instrumentos mais alternativos e diferentes foram usados, foi a oportunidade perfeita para a volta dos ukuleles. A insternet ajudou muito na exportação para outros países ao redor do mundo.

1 comentários:

MahoneForever disse...

muito legal, por não ser longo, e não faltar fatos, muito bom para pesquisas, por os fatos estar resumidos, e não confundir na hora da esplicação

Postar um comentário